Pibid História
Nas atividades do subprojeto PIBID História, edição 2024-2026, desenvolveremos metodologias de ensino-aprendizagem a partir de diferentes linguagens e ferramentas digitais: exposições digitais e o uso de softwares livres e de código aberto, como o Zotero e o Omeka. O uso destas linguagens e ferramentas digitais terá como intuito a produção coletiva (por bolsistas, supervisores e coordenadora de área) do conhecimento histórico e, igualmente importante, a divulgação e o uso do conhecimento produzido, como recursos didáticos, junto às escolas parceiras.
O desenvolvimento dos recursos didáticos a partir de ferramentas e linguagens digitais será feito de modo coletivo. O levantamento de fontes históricas que estão sob a guarda de arquivos portugueses e sua análise ocorrerão nas escolas parceiras junto com pibidianos, supervisores e seus alunos em oficinas programadas de acordo com o calendário e currículo escolares. Em seguida, o trabalho de produção de materiais escritos, imagéticos e audiovisuais e do processo de publicação de exposições virtuais no software Omeka será realizado com a participação dos pibidianos, supervisores e coordenadores de área. Para tanto, serão utilizados os equipamentos do Laboratório de Ensino de História, da UNIFAL-MG.
Os docentes das escolas parceiras do PIBID História, que atuarão como supervisores, terão proximidade e irão interagir com as pesquisas desenvolvidas e orientadas pela coordenação do projeto e que estão inseridas no Programa de Pós-graduação em História Ibérica (PPGHI), bem como irão colaborar com o projeto de extensão Dimensões Africanas na História Pública Digital.